Vender é uma relação de confiança que você estabelece com quem te procura em busca de uma solução.
Isso quer dizer que quanto mais você conseguir “resolver” o problema deste consumidor maior serão suas chances de concretizar a venda, vender mais itens ao mesmo cliente e até mesmo fidelizá-lo para futuras compras.
O primeiro passo é escutar a questão do cliente. Muitas vezes, o que ele pede não é o que ele precisa. Então, praticar a escuta ativa é fundamental.
O segundo ponto é conhecer a fundo seus produtos, ativos e resultados que eles entreguem. Além disso, também é necessário saber quais as combinações possíveis entre os itens que você comercializa. Isso apontará soluções mais personalizadas para cada situação.
Demonstre seu produto. Conhecer o cheiro, a textura, a forma como ele age, ajuda muito na decisão de compra. Além disso, o cliente se sente mais especial quando o vendedor oferece uma experiência sensorial.
Sempre seja honesto e nunca prometa resultados que seu produto não entrega. Inverta a lógica. Não diga “Ah, esse shampoo não é para isso”, mas sim “Para sua questão, tenho uma opção mais adequada que será perfeita para você.”
Reforce a solução apresentada com exemplos de outros clientes, evidenciando que quem já adotou a mesma medida está satisfeito com o resultado.
Após a compra, faça o pós-venda. Entre em contato e veja se o resultado atendeu às expectativas. Caso não tenha atendido, qual foi o motivo da insatisfação.
Boa jornada de vendas nessa reta final de maio.
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